quarta-feira, 9 de novembro de 2011

22 e 23/10/11 – FERROCK FESTIVAL – Pç. da Adm. da Ceilândia (DF)

Uma pequena dose de inércia por parte de uma reduzida parcela dos funcionários da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, combinada perigosamente com a falta de vontade política, produziu um coquetel que quase pôs fim ao FERROCK Festival deste ano.
Oras, o FERROCK não é só o festival mais antigo da Capital Federal, é também um dos mais antigos do Brasil e está contemplado no calendário oficial de eventos do Distrito Federal, fato último que, por si só, já deveria fazer com que o governo local, independente da corrente partidária que esteja inserido, o olhasse com mais respeito.
Graças ao teimoso, batalhador e ideológico trio (Ari, Cléber e Fernando), o ano de 2011 não foi deixado de fora e o FERROCK conseguiu chegar- na base de muita luta e de muitas dívidas acumuladas – a sua 26ª edição.
O primeiro grande golpe veio na quinta-feira, 20/10/11, com um inesperado corte de verba por parte da Secretaria de Cultura, o que inviabilizou a vinda das 7 bandas da região Norte (que seria e foi homenageada na ocasião) e a realização da palestra “Beneath the remains: uma brevíssima História do heavy-metal brasileiro”, que seria ministrada no dia 21/10 (sexta) pelo professor da Universidade Federal do Acre, o senhor Wlisses, também vocalista da Discórdia, uma das bandas do cast nortista.
Como se o ataque já não tivesse sido o suficiente brutal, o punhal foi cravado novamente. Pelo atraso na liberação da verba pública, a produção foi obrigada a cancelar a apresentação da atração principal do domingo, 23/10/11, que atende pelo conhecidíssimo e querido nome de Sepultura.
Contudo, mesmo fisicamente e psicologicamente abalado e fragilizado, o festival conseguiu reunir forças e fazer realizar-se.
O sábado, 22, foi marcado por um frio cortante e uma garoa insistente, o que espantou boa parte do público, até mesmo muitos dos assíduos roqueiros desse tradicional e honrado festival. A abertura coube ao rápido hardcore da Dependência Pulmonar, que mesmo tocando como trio, uma vez que o vocalista da banda não pode retornar ao Brasil devido ao vulcão chileno, fez um set bastante correto. Deixou o palco para que a música grunge da Darshan começasse a chamar a atenção dos presentes. Brazilian Blues Band veio em seguida e mostrou que a larga experiência faz muita diferença: banda solta, entrosada e com um blues abrasileirado muito bem executado. A banda Trampa, que parece ser a nova promessa do rock Brasília, fez um show competente e colocou boa parte do público para pular com uma música cheia de influências de diversos estilos de nosso bom e velho rock. Na falta das 4 bandas do Norte (Hellfire Club, Veludo Branco, Minibox Lunar e Discórdia), a homenagem à região ficou por conta do grupo de cultura popular Boi-Bumbá do Amazonas, que foi prestigiada com muito respeito pelos roqueiros presentes. Terror Revolucionário foi a penúltima atração e esquentou a roqueirada com 22 pauladas hardcores com flertes punk, crust, grind e thrash. Para encerrar o gélido sábado, o bluseiro paulista André Cristovam, acompanhado por uma excepcional cozinha, deixou as cerca de 750 pessoas perplexas com tamanha entrega e paixão pela música. Saiu de palco aplaudidíssimo às 21 horas e 50 minutos.
O domingo foi mais pesado e mais metal. A abertura ficou a cargo da thrasher Acid Speech, que, com nova formação, foi obrigada a fazer um set mais curto, cerca de 20 minutos de riffs intensos. Rebel Shot Party veio em seguida e detonou seu rock punk vibrante e dançante, mas os momentos de maior proximidade com o público ocorreram quando tocou cover da Ramones e da Nirvana. Do Espírito Santo veio a Mass Execution, adepta do velho death-metal sueco, que também foi obrigada a fazer um set curto, uma vez que seu baixista foi impossibilitado de viajar e foi substituído pelo Marcondes (Acid Speech e Pesticide, bandas brasilienses). Mais curto ainda foi o set da paulista Restos de Feira, que foi obrigada a tocar com o batera Marcelo, da Mass Execution, o que forçou a banda a apenas 15 minutos de um grind ríspido e com cara de poucos amigos. O grupo de carimbo Pelinsky foi o único a representar a região Norte no domingo de sol forte, em razão do cancelamento das bandas Delinqüentes, Brutal Exuberância e Mata Burro. Mais uma vez o público soube acolher e respeitar. De última hora, foi improvisada uma nova atração: Pesticide. Como quase todos da banda estavam por lá, com exceção do guitarrista solo, Luis, os integrantes aceitaram a missão e surpreendaram fazendo um dos melhores shows de todo o FERROCK Festival 2011. Death-metal com leves pitadas de thrash que enlouqueceram os bangers presentes e preparam terreno para a DFC abrilhantar a noite com seu conhecidíssimo hardcore ácido, curto e veloz. Uma grande noite!
No peito e na raça o FERROCK conseguiu arrecadar mais de uma tonelada de alimentos, que serão doados para diversas famílias carentes do Distrito Federal e do Entorno. Rock solidário e consciente!
As 7 bandas da região Norte serão convocadas no ano de 2012 para representarem seus respectivos estados no coração de nosso imenso Brasil tão ferido por tantas mãos sorrateiras dos que se dizem representantes do povo brasileiro.
Que venham milhões de outros FERROCK!!!!
Texto por: Fellipe CDC 
 

Este texto esta publicado também na versão digital da Revista Rock Brigade.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Palestra

Centro Cultural Ferrock
Convida para a palestra:
BENEATH THE REMAINS
UMA BREVÍSSIMA HISTÓRIA DO
HEAVY-METAL BRASILEIRO (1980 – 1990)
 
Ministrante:
WLISSES JAMES DE FARIAS SILVA
(Prof.º de História da Universidade Federal do Acre
e vocalista da banda Discórdia)
 
Entrada gratuita – Palestra franca
 
Local: SINDSEP-DF (Sind. Serv. Públicos)
St. Bancário Sul – Ed. Seguradoras - Bl. K – 16º andar
Data: 21/10/11, sexta, das 13h30 às 20h.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Editorial Ferrock

E eis que o FERROCK – o festival mais antigo da região centro-oeste e um dos mais antigos do Brasil – chega a sua 26ª edição, com festas regadas a muito rock e muita paz, marcadas para os dias 22 e 23 de outubro de 2011.
            Dessa feita a homenageada da vez será a região norte, de onde virão: HELLFIRE CLUB, DISCÓRDIA, MINIBOX LUNAR, VELUDO BRANCO, MATA BURRO, BRUTAL EXUBERÂNCIA e DELINQUENTES.
            No sábado (22) se apresentarão: HELLFIRE CLUB, que virá de Roraima mostrar seu heavy-metal com flertes hard-rock; já a acreana DISCÓRDIA pisa no acelerador para construir seu grind seu de referências metal e hardcore; que dará vez ao rock garagista e cheio de influências de diversas vertentes roqueiras de um som produzido no longínquo Amapá pela guerreira MINIBOX LUNAR; enquanto a VELUDO BRANCO, de Roraima, mostrará todo o charme e o glamour de seu competente e vigoroso hard-rock curtido em um rock’n’roll de primeira. Nesse mesmo dia ainda tocarão: IN THE SSHADOWS (de Anápolis, que representou e muito bem a cena metálica goiana no Metal Battle / Wacken Brasil 2011, ocorrido em Varginha (MG), em junho, com seu doom-black metal) e as brasilienses DEPENDÊNCIA PULMONAR (hardcore), DARSHAN (grunge), TRAMPA (rock nacional), BRAZILIAN BLUES BAND (blues) e TERROR REVOLUCIONÁRIO (hardcore). O encerramento ficará por conta do excepcional bluseiro brasileiro ANDRÉ CRISTOVAM.
            No domingo (23) a região norte nos blindará com a presença das bandas MATA BURRO (crossover produzido em Tocantis), BRUTAL EXUBERÂNCIA (brutal death-metal vindo do grande pulmão do mundo, ou seja, Amazonas) e a paraense DELINQUENTES, uma veterana no front do hardcore brasileiro. Outras ilustres visitantes serão a capixaba MASS EXECUTION (death-metal) e a campinense RESTOS DE FEIRA (grind / crossover). Nesse domingão, esperasse não tão chuvoso, o Distrito Federal será dignamente representado pelas bandas ACID SPEECH (thrash-metal), REBEL SHOT PARTY (rock punk) e DFC (hardcore). A SEPULTURA, que foi uma das grandes estrelas do último Rock in Rio e dispensa maiores apresentações, se apresentará pela primeira vez na cidade satélite da Ceilândia fechando a 26ª edição do FERROCK FESTIVAL.
            O encontro do rock com a cultura popular se dará no sábado com o GRUPO PELINSKY (de carimbo) e no domingo com o BOI-BUMBÁ DO AMAZONAS.
            Portanto, anotem em vossas agendas e compareçam! 22 (sábado) e 23 (domingo), na Praça da Administração da Ceilândia, terá a 26ª edição do FERROCK FESTIVAL, o seu compromisso com o rock local. Em ambos os dias os portões serão abertos às 14 horas com início das apresentações às 15. O ingresso para cada dia será apenas e tão somente 01 (um) quilo de alimento não perecível. O que é pouco para você será muito para muitas famílias. A força do coletivo roqueiro fará toda a diferença. Seja solidário e colabore. Nunca é demais lembrar: não serão aceitos alimentos como sal, fubá e/ou farinha de trigo na entrada do festival.
            FERROCK FESTIVAL: sempre muita paz e muito rock’n’roll!
            Por: Fellipe CDC

terça-feira, 11 de outubro de 2011

E do Amazonas . . .



Banda original do Amazonas, com uma carreira de 6 anos.
Em 2006 – Foi lançado a Primeira DEMO OFICIAL, Intitulada Planeta Cobiçado. Essa contando com a Primeira Formação Oficial da Banda( Gastone, Lucio, Afrânio, Sandinho e Naldo).

Em 2008 - DEMO Guerra dos Mundos, esta demo marca a aparição da banda no cenário brasileiro, com elogios de muitos zines e de revistas de grande ciruclação, como a ROADIE CREW. Também marca o divisor de águas em termos de identidade musical da banda.

Em 2011 - Lançamos nosso Primeiro Video Clipe, Este Video serve de divulgação do Novo Trabalho intitulado: TERRITORIO PERDIDO, que será Lançado de Forma Independente pela Banda. Além da Entrada de um novo Membro.

Brutal é
Afranio Pires no Baixo
Naldo - Guirarra e Vocal
Evaldo - Guitarra
Sandinho - Bateria

Por Brutal Exuberância

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ferrock 2011 o Encontro do rock com a cultura popular da região Norte

     Este ano o Ferrock Festival o festival mais antigo e sequencial do Brasil comemora seu 26º aniversário e vai fazer uma homenagem a região Norte. O tema este ano é o Encontro do rock com a cultura popular da região Norte. Para essa celebração contaremos com a apresentação de uma banda representante de cada estado dessa região. Vou publicar aqui um mais informações sobre cada banda, começando pela banda Discórdia representante do Acre.



A Banda Discórdia foi formada em 2010 por Ricardo Costa (guitarra), Ricardo Castro (baixo), Wlisses James (vocal) e Allan Cunha (bateria). A proposta da banda é fazer um som pesado, sujo, agressivo, rápido e com a pouca técnica, com influencias que vão do Thrash até o Grind Core com guitarras distorcidas, vocais gritados e guturais sustentado por uma bateria rápida e um baixo sujo. Valorizando sempre o espírito do Faça Você Mesmo. As letras abordam temas gore, violentos, mas sempre com um fundo político e de contestação ao sistema capitalista. Pois a banda acredita que uma participação política ativa e apartidária é necessária e faz parte da essência contestadora dos próprios headbangers.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Programação Ferrock 2011

     O Festival Ferrock comemora este ano 26 anos de existência e como parte dessa comemoração será realizado o encontro do rock com a cultura popular da região Norte.

  Programação Ferrock 2011

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Luto no mundo do rock

    Morreu na madrugada dessa terça feira (27/09) um dos maiores ícones do punk brasileiro, Redson vocalista e principal integrante da banda Cólera foi encontrado morto, ainda não se sabe a causa da morte a informação foi passada por meio da página do facebook da banda.
   Redson deixa um legado de protesto e resistência em mais de 30 anos a frente da banda.

Fonte: ultimosegundo

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

     O filme de longa metragem Sagrada Terra Especulada - A Luta contra o Setor Noroeste narra um período de lutas contra o bairro de luxo arquitetado pela especulação imobiliária do Distrito Federal. Tendo como enfoque a resistência realizada na Reserva Indígena Santuário dos Pajés, o filme afirma o direito indígena e traça a ação da mídia, políticos, empresários, especuladores e burocratas: todos a serviço do lucro e da segregação.
    O blefe da sustentabilidade também é apresentado como agregador de valor e explorado em campanhas publicitárias. De outro lado, o documentário mostra a ação de movimentos populares em uma incansável e também vitoriosa luta pela preservação do santuário e respeito a natureza.
Narrado pelo rapper GOG, e realizado colaborativamente, sem nenhum tipo de apoio institucional ou patrocínio, o documentário tem exibição marcada para hoje (28/09) às 15 horas no Cine Brasília (106/7 sul) durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Contato:
sagradaterraespeculada@riseup.net

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Programação Ferrock 2011

     Recentemente foi divulgado um folder com a programação do Ferrock 2011. Este folder era somente uma proposta para um possível patrocinador, sendo que não estão definidos ainda os headlines do festival. A equipe do Ferrock pede desculpas pelo vazamento da informação. Aguardem nos próximos dias a divulgação oficial do evento neste site e em outros meios de comunicação. Siga o Ferrock pelo twitter @FerrockFestival.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SLAM FEST

SLAM FEST é um evento em comemoração aos 21 anos de atividades ininterruptas da banda DEATH SLAM. O festival contará com a presença das bandas DEPENDÊNCIA PULMONAR, UNDER THE RUINS, PRISÃO CIVIL, ISOLATE e INTO THE DUST. A aniversariante pisará no palco por duas vezes durante a festa, uma tocando músicas com tendência mais hardcore (HC, grind e crust) e fechando a comemoração com sons mais voltados ao metal (deathgrind, deathcore). Sua presença é vital para o engrandecimento dessa grande confraternização underground! Itazil (baixo e vocal), em função de uma recente cirurgia no ombro, não poderá tocar, mas estará presente para fazer todas as vozes de apoio. No segundo “round explode tímpanos”, a DEATH SLAM contará com a importante e eficaz ajuda do guitarrista Thiago Chupita (Phrenesy / Bootlegs) fazendo as vezes de baixista, como já aconteceu uma vez em Uberlândia (MG).



SLAM FEST SERVIÇO:

Bandas: DEPENDÊNCIA PULMONAR, UNDER THE RUINS, PRISÃO CIVIL, , ISOLATE, INTO THE DUST e DEATH SLAM.

Local: Bar da Toinha Rock’n’Roll Bar (QN 208 Conj. C, em Samambaia Norte. Parada do Banco do Brasil)
Data: 27 de agosto de 2011, sábado, às 17 horas
Ingresso: R$ 5,00 (com sorteio de CDs e camisas ao público pagante)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

EDITAL DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS - COTAÇÃO PRÉVIA n. 001/2011

Alteração do Edital.

             O presente edital em atendimento ao disposto no Convênio nº. 150.000.048/2010 nº 10/2010, celebrado entre a Secretaria de Cultura do DF e o Centro CULTURAL FERROCK, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o nº 00.795.323/0001-19, com sede em Brasília, torna público a realização do processo seletivo simplificado para aquisição de equipamentos e serviços que ficará vinculado ao projeto: Ferrock de Canto a Canto.

Cotação - Prévia 001/2011